5 razões para deixar de usar cubos de caldo em pó

A lista dos sabores disponíveis desse produto vêm aumentando a cada dia – tem caldo de carne, galinha, vegetais, picanha, costela, bacon. Muitas pessoas usam esses cubos no dia a dia e podemos encontrar diversas receitas sugerem a necessidade de usá-lo.

Apesar da popularidade, você já parou para olhar quais os ingredientes têm nesses cubos?

A lista de ingredientes modifica um pouquinho dependendo do sabor, mas vamos analisar o mais tradicional caldo de carne: sal, gordura vegetal, amido, água, açúcar, alho, salsa, carne bovina, cúrcuma, pimenta-branca, realçadores de sabor glutamato de sódio e inosinato de sódio, aromatizantes, corantes caramelo III e urucum. Não contém glúten. Pode conter soja.

1. SAL

O ingrediente primário dos caldos é o sal. Muitas pessoas adicionam além dos cubos, o sal comum. O resultado é excesso de sal na alimentação, que pode levar à hipertensão arterial (pressão alta), dor de cabeça, problemas nos rins, osteoporose, retenção de líquidos, alteração na absorção de nutrientes, comprometimento na eliminação de toxinas.

2. GORDURA VEGETAL

É duplamente prejudicial: eleva os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue ao mesmo tempo em que diminui os de colesterol bom (HDL). Além disso, não é sintetizada pelo corpo, o que resulta na produção de gordura visceral, aquela que se acumula na região da cintura.
Aumenta ainda os riscos de crianças e adultos desenvolverem diabetes, pressão alta, colesterol e triglicérides altos.

3. GLUTAMATO DE SÓDIO

Também conhecido como GMS, atua como um intensificador de sabor. Pesquisas mostram que o glutamato monossódico pode ser classificado como uma excito-toxina, ou seja, uma substância que estimula suas células a ponto de danificá-las ou matá-las.
Muitas pessoas relatam dores de cabeça, aceleração dos batimentos cardíacos, dores no peito, dormência ou formigueiro no rosto e pescoço, asma, palpitações e sudorese, após ingerirem este produto.

4. INOSINATO DE SÓDIO

Parente do glutamato monossódico, tem a mesma função e basicamente as mesmas consequências nocivas quando ingerido.

5. CORANTES CARAMELO III

Caramelo III é feito com amônia e considerado um ingrediente potencialmente cancerígeno. Além disso, está associado a alergia e hiperatividade.

A autora deste texto é Camila Lobato, nutricionista holística, certificada pela Canadian School of Natural Nutrition – Canadá. Brasileira, atualmente mora na Alemanha. Atende clientes de diversos lugares do mundo, realizando consultas em português e inglês; pessoalmente ou via Skype/Whatsapp, além de continuar escrevendo para o blog www.sersimples.org. Instagram: @camilanutricao e website: www.camilalobato.com

Convidados Merendeira

Author Convidados Merendeira

More posts by Convidados Merendeira

Leave a Reply