Adultos também devem levar merendeira para o trabalho

Com a correria do dia a dia e as responsabilidades, a maioria das pessoas não conseguem dormir um mínimo necessário ou não têm qualidade de sono. A privação do sono nos deixa mentalmente cansados, sem energia e com bolsas sob nossos olhos.

Nesses momentos, o que a maioria das pessoas fazem? Usam o café ou algo doce para se manter acordado e com um mínimo de atenção.

O que podemos fazer para mantermos o foco e a energia durante o dia?

Comer! Existem inúmeros alimentos que dão ao corpo o impulso necessário para funcionar da melhor forma possível.

No entanto, lembre-se que o sono é extremamente importante para o seu bem-estar geral e esses alimentos não devem ser usados como um substituto para ele.

Prepare a sua merendeira com os alimentos listados abaixo para manter sua energia e atenção ao longo do dia.

Frutas ricas em Vitamina C

Laranja, acerola, abacaxi, morango, goiaba, kiwi, caju, limão são exemplos de frutas ricas em vitamina C. Estas frutas são fonte de muitas vitaminas e minerais que trazem benefícios à saúde, mas de forma específica, as frutas com altas quantidades de vitamina C são excelentes para ajudar a manter o foco e a atenção.

E você sabia que a vitamina C também aumenta a serotonina? Ou seja, é um antidepressivo natural!

Proteína

Devido aos passos extras no processo de digestão, a proteína é uma fonte de energia mais lenta e ao mesmo tempo mais duradoura do que os carboidratos.

Como a liberação de energia após o consumo precisa de um tempo é importante consumir o alimento rico em proteína algumas horas antes que o seu corpo precise. Procure incluir fontes de proteína em todas as refeições.

Opções:
Sementes de linhaça, abóbora, girassol e gergelim;
Nozes, castanhas e chia;
Feijão, lentilha, grão de bico, arroz integral;
Quinoa, amaranto, trigo sarraceno, aveia;
Ovo, peixe, peito de frango.

Ômega 3

Estudos mostram que os ácidos graxos ômega-3, também chamados de ácidos graxos essenciais, são gorduras específicas que o seu corpo requer, mas que não pode produzir. Portanto, você precisa incluir certos alimentos em sua alimentação para obtê-los.

Ômega 3 reduz a inflamação, contribui para a saúde do cérebro, combate a depressão, melhora o humor e a memória, sendo altamente benéfico para as funções cognitivas.

Excelentes fontes incluem sardinha, salmão, nozes, linhaça, chia, spirulina, nozes, ovo, feijão, cravo da índia, orégano, espinafre, couve-flor e brócolis.

Água

A desidratação pode fazer você se sentir sonolento e sem energia, por isso é importante beber bastante água durante o dia. Se você não se hidratar adequadamente, além das consequências acima mencionadas, a sua memória e desempenho cerebral podem ser afetadas negativamente.

A autora deste texto é Camila Lobato, nutricionista holística, certificada pela Canadian School of Natural Nutrition – Canadá. Brasileira, atualmente mora na Alemanha. Atende clientes de diversos lugares do mundo, realizando consultas em português e inglês; pessoalmente ou via Skype/Whatsapp, além de continuar escrevendo para o blog www.camilalobato.com/blog. Instagram: @camilanutricao e website: www.camilalobato.com

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