FUNCIONAIS: O que são?

By 14 de Maio de 2018Merenda saudável

O avanço da ciência e da nutrição vem nos trazendo muitas informações novas sobre os alimentos. É importante nos abrirmos para repensar velhos hábitos.

Uma ótima alternativa é a inclusão de ingredientes funcionais no dia a dia, aqueles capazes de promover a saúde e preservar de doenças. Isso mesmo! Preservar de doenças. Um assunto que parece oportuno apenas quando já estamos mais velhos, certo?  Por que não incentivar desde pequeno, momento em que estamos formando nossos hábitos?

Através de novas combinações e adaptação de algumas receitas, o Merendeira desenvolveu o SÓLIDO FUNCIONAL!

Rico em sementes como linhaça, cereais integrais como aveia, oleaginosas como nozes e amêndoas, pescados, soja e outras leguminosas e, claro, frutas e hortaliças com alegações funcionais, o sólido funcional enriquece nosso cardápio e contribui para uma boa nutrição e prevenção de doenças futuras

Alimentos Funcionais

Para o sucesso dessa empreitada é fundamental que a família seja um sujeito ativo neste momento de transformação e construção de hábitos alimentares melhores.

Lembre-se! Muitas vezes, a criança AINDA não conhece esses alimentos, AINDA não está familiarizada com seu sabor e/ou consistência, AINDA não “gosta”. Nosso papel de educador é orientar, incentivar e consumir também. Vamos “tentar” juntos?

Alimento funcional  – o que é?

“São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras” (Universidade Federal de Santa Catarina, 2008).

Dê mais vida a seu prato. Acesse: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

Izabel

Author Izabel

Mãe, Advogada e Consultora de Sustentabilidade Criativa em empresas.

More posts by Izabel

Leave a Reply