FUNCIONAIS: O que são?

By 14 de maio de 2018Merenda saudável

O avanço da ciência e da nutrição vem nos trazendo muitas informações novas sobre os alimentos. É importante nos abrirmos para repensar velhos hábitos.

Uma ótima alternativa é a inclusão de ingredientes funcionais no dia a dia, aqueles capazes de promover a saúde e preservar de doenças. Isso mesmo! Preservar de doenças. Um assunto que parece oportuno apenas quando já estamos mais velhos, certo?  Por que não incentivar sempre?

Sementes de chia e linhaça, aveia e outros cereais integrais, oleaginosas como nozes e amêndoas, pescados, soja e outras leguminosas e, claro, frutas e hortaliças com alegações funcionais, são ingredientes que enriquecem o cardápio do Merendeira e contribuem para uma boa nutrição e prevenção de doenças futuras.

Alimentos Funcionais

Para o sucesso dessa empreitada é fundamental que você, consumidor, seja um sujeito ativo neste momento de transformação e construção de hábitos alimentares melhores. Vamos experimentar juntos?

Alimento funcional  – o que é?

“São alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras” (Universidade Federal de Santa Catarina, 2008).

Dê mais vida a seu prato. Acesse: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

Izabel

Author Izabel

Mãe, Advogada e Consultora de Sustentabilidade Criativa em empresas.

More posts by Izabel

Leave a Reply